Mutirão de Limpeza – “Amigos do Perigoso”. #Nós apoiamos!

10 Postado por - 18 de Abril de 2014 - Projetos

Pessoas vindas de todos os cantos da cidade surgiam com o objetivo de levar conscientização ambiental aos turistas que acessam as trilhas selvagens da região. Uma iniciativa que vem conquistando o reconhecimento da comunidade e muitos adeptos.

O resultado deste trabalho representa um avanço significativo no processo de preservação do patrimônio ambiental. A experiência que tivemos hoje foi simplesmente fantástica. Vimos um grupo engajado, realizando e com conteúdo.

Durante os 40 minutos de trilhas até a Praia do Perigoso, colhemos relatos surpreendentes de apoio às ações e o desejo que outras praias recebam a mesma atenção.

Os “Amigos do Perigoso” tem atuado na identificação de problemas que causam risco ao meio ambiente e à segurança dos turistas, sugerindo soluções e desenvolvendo propostas de atuação em conjunto com as instituições responsáveis pela área.

praiadoperigoso

Já é possível mensurar resultados e avançar em projetos.

Pedro Felipe, Rhavinne Vaz e Douglas Martins são a linha de frente deste projeto e contam com uma legião de amigos apaixonados.

Neste domingo acompanhamos este trabalho exemplar e ficamos felizes com os resultados apresentados. Essa galera do bem, mostra na prática, que simples gestos fazem toda diferença!

Embora o grupo não conte com patrocínios relevantes, o apoio de instituições e empresas da região tem sido fundamental para o fortalecimento institucional das atividades.

Segundo Carlos Salles, presidente do Polo Gastronômico e Cultural de Barra de Guaratiba, instituição que atua em prol do desenvolvimento comercial e cultural do bairro, afirmou que vem acompanhando as atividades do grupo há algum tempo e mantido reuniões periódicas com Pedro Felipe, presidente da ONG, para alinhamento de ações e mensuração de resultados. Ele destaca a importância do projeto para região e seu impacto na economia local.

O presidente do Grupo Ecológico Caminhada do Frade, Sr Manoel, é um entusiasta e  incentivador da iniciativa. Pioneiro em ações semelhantes, Sr Manoel acredita na   preservação para o desenvolvimento.

Outro importante apoiador é Edson Ribeiro, fotógrafo e idealizador do site amobarradeguaratiba.com.br, uma referência na região, mostrando através de imagens as riquezas deste paraíso.

Lú Brezinski, Diretora de Arte da Rio Coletivo e idealizadora dos projetos: Por Um Rio Melhor, Rio em Postais, Território da Cultura, Fórum Guaratiba Sustentável, Revista Polos do Rio, entre outros. É alem de apoiadora, moradora da região e vê nas ações dos Amigos do Perigoso a continuidade de uma Barra de Guaratiba bucólica e preservada nos seus aspectos mais importantes.

André Medeiros, proprietário do Quiosque Aloha na praia Grande, já incentiva este grupo não é de hoje. André é mais um apaixonado pelo bairro e se une a propostas de desenvolvimento sustentável na região.

O grupo recebeu também o apoio do EcoMarambaia, uma empresa de propriedade dos sócios Luiz Acioly e César de Moura Valente que atua diretamente com esportes aquáticos. A EcoMarambaia vem se destacando na região por sua responsabilidade com o meio ambiente. Neste domingo, Luiz Acioly e seu grupo, remaram numa canoa havaiana de quatro lugares, saindo da sede do Eco Marambaia na Restinga da Marambaia, até a Praia do Perigoso para recepcionarem o grupo do mutirão. Foi fantástico!

comlurb

O apoio da COMLURB foi essencial para o sucesso da ação.

Outra presença importante foi a do Coordenador de Ordem Pública de Barra de Guaratiba, Osvaldo Apóstolo, representando a Secretaria de Governo do Município do Rio de Janeiro. Osvaldo, que é policial militar, pôde conferir  como ações preventivas da ONG estão reduzindo os riscos à segurança dos frequentadores e analisou a implantação de ações mais efetivas do poder público municipal.

Também conversamos com o Dj Márcio Silva, representante de Pedra de Guaratiba . Ele nos conta que realizou o curso de agente ambiental ministrado pelo Inea e atua no Polo Gastronômico, Cultural e Turístico de Pedra de Guaratiba.
O resultado é um ganho considerável para toda comunidade local e a certeza de dias melhores na preservação da paisagem natural de Barra de Guaratiba.

 

Maiores Informações sobre as ações dos “Amigos do Perigoso”:

https://www.facebook.com/amigosdoperigoso

Sem comentarios

Deixe uma resposta